Na foto acima Fafá Jaepelt, Alex Guenther , Aldo e Henry Jaepelt.
Guenther é ilustrador e autor de quadrinhos blumenauense, e o casal Jaepelt já é veterano da produção de fanzines, entre outras iniciativas culturais, atuando neste segmento desde os anos 80.
O bate papo discorreu durante 1 hora e meia, onde cada autor pôde apresentar seus sistemas de trabalho, suas filosofias artísticas e suas expectativas sobre o futuro da nona arte. Entre outras conclusões, foi unânime a opinião de que as histórias em quadrinhos devem ser incentivadas tanto pelos pais como pelos professores em sala de aula, para que haja público interessado em consumir esta preciosa e inesgotável produção da hq nacional, motivando os artistas e contribuindo para a própria evolução da qualidade, para que a cultura progrida e nunca desapareça do alcance de todos. Sem público interessado, o autor desanima e consequentemente a quantidade disponível diminui.
O cardápio do evento foi variado: HQs, Mangás, Quadrinhos Alternativos, Independentes, Fanzines, Artes Ligadas à HQ, e Concurso de Cosplay.
Abaixo, um encontro idealizado desde os anos 90, quando eu acompanhava as tiras do Pinote no jornal Município Dia-A-Dia e nutria um desejo de conhecer o seu autor, Henry Schutze. Na feira, pude encontrá-lo, ter uma boa conversa e levar um registro fotográfica de recordação!
Na foto seguinte, um encontro com os autores curitibanos Liber Paz (lançando uma graphic novel inacreditavelmente bem produzida "Dias Interessantes") e Izidro Santos (com um ótimo trabalho no segmento artístico-canino: ele produz os livros com as tiras da cachorrinha Pi e vende em feiras de animais!).
Abaixo, alguns trabalhos que tive o prazer de conhecer durante a feira.
Reverencio todos os responsáveis por este evento, bem como todos os artistas que se disponibilizaram em estar presente e também todos os heróis que enfrentaram um frio CONGELANTE para prestigiar mais uma luz no fim do túnel da cultura nacional!!
Muito obrigado a todos e até a próxima edição!!
Um comentário:
Boas Aldo, foi uma grande satisfação em te conhecer pessoalmente já que teu trabalho tenho acompanhado desde os 80´s. Falar em quadrinhos em SC nos remete instantaneamente ao nome do Aldo. Mestre, minhas reverencias e nosso abraço! :)
Postar um comentário