De 25 a 28 de outubro de 2012, ocorreu a Primeira Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba, reunindo os principais nomes dos quadrinhos no Brasil e até de outros países, como o italiano Tanino Libratore (um dos maiores mestres da nona arte, é um dos criadores de "RanXerox", autor de "Lucy L'Espoir" e entre outras proezas, desenhou a capa de um Lp de Frank Zappa).
A Revista CARTUM esteve presente, distribuindo 400 revistas que foram bem recebidas por autores e fãs de quadrinhos de todo o Brasil e até do exterior. Foi uma grande oportunidade de fazer a primeira divulgação da revista (divulgando também o município de Brusque e seu comércio)a nível nacional e ter um contato com artistas consagrados, ouvindo palestras e debates.
Fernando Gonsales é ilustrador, quadrinista (Níquel Nausea, Barata Flit, Vostradeis, entre outros, com vários álbuns lançados pela editora Devir) e chargista (publica diariamente na Folha de São Paulo desde 1985, além de outros jornais.)
http://www2.uol.com.br/niquel/
Pryscila Vieira é a criadora de Amely, a boneca inflável, publicada pela Folha de São Paulo e outros jornais (e pode ser lida também no jornal Município Dia-A-Dia).
http://pryscila-freeakomics.blogspot.com
Ibraim Roberson é desenhista e ilustrador. Entre seus trabalhos estão: X-Men Sombrios, Steve Rogers: Super Soldier e Novos Mutantes (Marvel), Liga da Justiça, Frankenstein: Flashpoint e Mulher-Gato (DC), The Zombie Survival Guide: Recorded Attacks (Avatar Press),além de outros.
http:www.ibraimroberson.com
Gilmar é um cartunista baihano que publica em diversos jornais e revistas desde 1984 (Diário de São Paulo, Folha de São Paulo, Vida Econômica (Portugal), entre outros.)
www.gilmaronline.zip.net
O Sr. Key Imaguire foi um dos fundadores da Gibiteca de Curitiba, em 1982 sendo a primeira da América Latina. A Revista CARTUM está com o compromisso de enviar quando for possível, uma coleção encadernada para leitura no local!
A Gibiteca possui um acervo de 32 mil títulos, entre as obras há raridades da primeira metade do séc. XX, como exemplares da revista "O Tico-Tico". Além de ser um fomentador de leitura é um formador de autores (passaram por lá 3 gerações de autores), através de oficinas e cursos: o resultado disso pode ser lido em dezenas de publicações locais, nacionais e estrangeiras.
Não poderia sair de lá sem um livro autografado pelo Fernando Gonsales! A seu lado, Watson Portela, outro ícone dos quadrinhos nacionais. O restante da mesa está composto por celebridades internacionais.
Parabéns para toda a comissão organizadora deste evento, encabeçada pelos competentes Fabrizio Andriani e José Aguiar. Cada membro se esmerou em atender ao público com extrema simpatia, os debates foram muito bem mediados, os locais possuíam uma estrutura de primeiro mundo, envolvendo oficinas, cinema, debates, palestras, lançamentos e o resultado não poderia ser outro: uma multidão de todas as idades, credos, raças, classes sociais, etc. ávida por leitura, fuçando em todos os stands, examinando todas as inúmeras opções que a Feira oferecia e tendo motivos para passar os próximos dias dedicando uma parcela do seu dia à leitura... este hábito que dispensa comentários e é tão pouco incentivado atualmente.
Próxima Gibicon: 2014! Até lá!