segunda-feira, 30 de setembro de 2024

CARTUM no Brusque News

 



O jovem jornalista José Carlos Paulini está comemorando 3 anos de existência do seu interessante informativo "Brusque News" e tive o privilégio de ser entrevistado por ele nessa edição comemorativa!! Confira como ficou a entrevista  ACESSANDO AQUI !!!

 

domingo, 29 de setembro de 2024

Os 6 episódios da Série em Quadrinhos sobre o PENSAMENTO:

 Na edição deste mês da Revista CARTUM INTERATIVA, está sendo publicado o sexto episódio de uma novelinha em quadrinhos que alerta os leitores sobre a influência que os pensamentos repetidos têm na nossa vida. 

Confira abaixo uma síntese dos 6 EPISÓDIOS já publicados anteriormente:

1 - Revista CARTUM INTERATIVA nº 170 (Outubro de 2023):

Nesta edição, foi dado início a esta sequência de histórias que abordam o poder do inofensivo ato de pensar.

A história "Pensando e Acontecendo" apresenta a ideia básica de que aquilo que a gente pensa com frequência acabo ganhando força para se tornar realidade.



2 - Revista CARTUM INTERATIVA nº 172 (Dezembro de 2023):

No Natal do ano passado, veio a história seguinte da série sobre o pensamento.

A história "Pensando e Harmonizando" nos leva a perceber que podemos contribuir com a paz no ambiente em que nos encontramos, com o precioso auxílio do nosso pensamento.


3 - Revista CARTUM INTERATIVA nº 173 (Março de 2024):

A primeira revistinha de 2024 já trouxe novas reflexões sobre este tema.

Uma verdade que nunca pode ser esquecida foi lembrada na história "Pensando e Se Curando", cuja mensagem é a de que primeiro devemos tratar o nosso vocabulário, para depois tratar da nossa enfermidade.


4 - Revista CARTUM INTERATIVA nº 175 (Maio de 2024):

O terceiro capítulo da série em quadrinhos, foi degustado no mês de maio.

A história "A Responsabilidade de Pensar" leva os pensamentos despretensiosos ao patamar de causa principal de todas as consequências que virão a seguir em nossas vidas.


5 - Revista CARTUM INTERATIVA nº 177 (Julho de 2024):


Dando sequencia à divertida reflexão sobre nossos pensamentos corriqueiros, tivemos um novo tópico abordado.

A história "Pensando de Verdade" deixa um questionamento ao leitor, se vale mesmo a pena espalhar fake news para as pessoas do nosso convívio.


6 - Revista CARTUM INTERATIVA nº 179 (Setembro de 2024):


Nesta edição atual, foi publicado o mais recente episódio desta novelinha.

A história "Pensando Equilibrado" faz o leitor se dar conta da importância de virtudes como: serenidade, paciência e equilíbrio.


O próximo capítulo virá na edição nº 182, em dezembro. Aguarde!!

E isto é só o começo!! A sequência é longa e vale a pena acompanhar! JÁ PENSOU em tudo o que vem pela frente ainda?


sexta-feira, 27 de setembro de 2024

CHARGES DE CAPAS MEMORÁVEIS - Parte 9: "Natal".

  Dando sequência à série de charges de CAPAS MEMORÁVEIS da Revista CARTUM nestes últimos vinte e três anos, chegamos ao conjunto de CAPAS NATALINAS, dando aquele clima festivo e alegre nesta comemoração tão especial. 



A primeira capa natalina da CARTUM foi na edição 19, de 2005, onde o Papai Noel vacilou com as leis de trânsito:



Na edição nº 59, em 2010, Noel enfrentou uma difícil missão ao chegar a vez da meia do Pafúncio:



Na edição 75, de 2012, Papai Noel começou a sentir que os seus brinquedos tradicionais estavam sendo deixados de lado por causa dos jogos eletrônicos, assim como o hábito de leitura:



  Na revista LEITOR VIP nº 22, DE 2013, o bom velhinho presentou o autor da CARTUM com novas inspirações:

Em 2014, veio ao mundo a Cartilha do PELZNICKEL, apresentando aos desavisados este tradicional personagem da cultura alemã, trazido para Brusque e Guabiruba na imaginação dos primeiros imigrantes.



Na CARTUM 91, de novembro de 2014, Nosso velhinho voador levou um grande susto com a pipa do Tavinho!!


Em dezembro de 2016, na edição 109, a entrega geral de presentes teve um ligeiro atraso, devido a um imprevisto canino:  



 Na edição 118, de dezembro de 2017, onde o generoso ancião não resistiu e fez um test-drive no video-game novo do Tavinho!!



Em dezembro de 2018, na edição 127, a primeira confraternização intergaláctica da família do Pafuncio com a Alien's Family!!




Enfim, em 2020, o primeiro Natal pós Pandemia, apresentado na edição nº 144, de novembro de 2020.



Por precaução, na edição 154, de dezembro de 2021, a Vó Constância mediu a febre do bom velhinho antes dele entrar pela chaminé.


Enfim, na edição 172, em 2023, Os personagens enfeitaram esta linda roda de advento!!

No próximo Natal tem mais. Vale a pena lembrar do sentimento de amor presente nesta data, em todos os dias do ano!!


quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Últimos dias da Promoção !! Aproveite!!


 Torne-se um ASSINANTE das revistas CARTUM, acompanhe todos os lançamentos, receba todos os brindes e não perca nenhum quadrinho.

Parcele a sua assinatura em até 5x no cartão, sem juros.

A promoção é válida somente até o dia 30!!

APROVEITE!!

terça-feira, 24 de setembro de 2024

TRECHO VIRTUAL da História: "Pensando Equilibrado"

Desde a edição de nº 162, em dezembro de 2022, a Revista CARTUM INTERATIVA vem publicando um TRECHO VIRTUAL, acessado por um QR CODE, que complementa a historinha principal, acrescentando entretenimento aos leitores mais antenados.

Confira abaixo o TRECHO VIRTUAL da História: "Pensando Equilibrado" - publicada na Revista CARTUM INTERATIVA nº 179:





sábado, 21 de setembro de 2024

Crônica: "Pensando Equilibrado"

 Por: Aldo Maes dos Anjos (autor da Revista CARTUM).

"Aquele que suporta seus males com a mente calma, rouba a força e o peso do infortúnio".  (Sêneca)


cérebro humano é uma das mais poderosas ferramentas existentes no planeta, porém infelizmente não veio com manual de instruções, fazendo com que muitos de nós às vezes pilotem esta máquina sem o devido cuidado ou controle de toda a sua potencialidade. É preciso observar na prática o seu modo de funcionar para que possamos aprimorar o seu uso ao longo da vida.

Um dos vilões que nos fazem perder o comando do nosso supercomputador de bordo é o descontrole das nossas emoções. Quando alguém perde a cabeça, dá um "piti", arma um barraco, é como tentar fazer uma curva fechada em uma ferrari a 300 km por hora. Vai dar ruim. Para obter um melhor resultado, é necessário reduzir a velocidade até um ponto em que consigamos efetuar a manobra com perfeição. Assim igualmente devemos proceder: reduzindo o descontrole das nossas emoções, antes de dizer algo a alguém ou tomar alguma decisão importante. A emoção exagerada pode cometer alguns excessos e até mesmo erros terríveis e irreparáveis.

 Mas nada melhor do que uma bela respirada profunda, de vários segundos, soltando o ar também devagarinho, acompanhado de uma ponderação dos fatos, fria e racional, onde com certeza  será tomada uma decisão mais coerente e equilibrada, evitando tretas e mal entendidos que podem gerar consequencias desastrosas e absolutamente evitáveis.


Essa medida vale também para outros sentimentos.

É aconselhável evitar prometer muitas coisas quando se está em um momento de alegria extrema, porque quem está ali do lado ouvindo vai cobrar algum dia.

Também não se deve tomar decisões importantes quando se está imerso em uma tristeza profunda, com um desânimo intenso, com muito medo, etc. 

Um sentimento devastador, se não vigiarmos bem, pode dominar a nossa inteligência racional e nos fazer tomar decisões precipitadas, influenciadas por uma emoção fora de controle.

Não é tarefa das mais fáceis controlar um sentimento devastador, mas exercitando nossa compreensão, paciência e sabedoria interior, poderemos superar as circunstâncias que se apresentarem em nossa vida de maneira mais equilibrada. Assim como a água turbulenta do riacho que impossibilita a visão enquanto existe a agitação. Mas quando o movimento se acalma a poeira baixa, tornando a água cristalina e possibilitando enxergar através dela.

E é justamente quando a gente pensa que está tudo sob controle, que às vezes aparecem desafios que colocam em prova o nosso equilíbrio emocional. Vamos fazer o que for possível para amenizar todas as nossas possíveis reações equivocadas, mantendo a equanimidade emocional, ou a capacidade de manter-se feliz mas sem gargalhar muito, estar triste mas sem desespero e até mesmo estar bravo mas não enfurecido. Além de controlar inúmeras outras situações de perturbação mental pelas emoções descontroladas.

Quantas injustiças, mal-entendidos e arrependimentos que já não aconteceram por aí por causa de pensamentos desgovernados, gerados por uma emoção momentânea sem a interferência da nossa inteligência racional...

A nossa capacidade de raciocinar é aquilo que nos difere dos demais animais do planeta e precisamos colocá-la para funcionar, governando nossas atitudes, mesmo quando estamos dominados por alguma emoção preponderante.

Quanto mais equilibrados estivermos, mais limpa fica a nossa mente e mais coerente serão as nossas decisões. Trata-se de uma atitude sábia e evoluída recorrer a uma análise rápida dos fatos e das consequências que nossas atitudes poderão causar, antes de extravasar os nossos sentimentos. 



Todo o esforço que fizermos para nos acalmar e racionalizar nossas emoções antes de tomar as decisões, é válido. Em situações de emoções descontroladas, devemos RESPIRAR mais profundamente (e se preciso contar até 10) e buscar um pensamento equilibrado, o qual vai facilitar o encontro das melhores soluções para os nossos problemas.

A principal dica para manter o controle da nossa mente é praticar essa capacidade com os pequenos acontecimentos inesperados ou empecilhos do dia-a-dia. 

Virou o copo, caiu o pão com manteiga virado pra baixo, pisou onde não devia, furou o pneu da bike, enfim... aconteça o que acontecer, eu devo reagir sempre de uma maneira madura, facilitando a própria solução do problema, com um pensamento mais claro e equilibrado. 

Quando estivermos mantendo o nosso controle emocional com os pequenos eventos corriqueiros é que estaremos aptos a responder de maneira equilibrada e eficaz a um possível dilema maior que venhamos a enfrentar algum dia, contribuindo na sua solução mais rápida possível. Quanto mais preparados estivermos no cotidiano, melhor será a nossa reação perante a possíveis eventos que estejam fora do nosso controle.

A todo momento, aconteça o que acontecer, eu devo pensar equilibrado!


Finalizamos esta crônica, com um poema escrito em 1931, pelo poeta Fernando Pessoa ( Lisboa, Portugal. 1888 / 1935 ).


NÃO SEI SER TRISTE A VALER

Não sei ser triste a valer
Nem ser alegre deveras.
Acreditem: não sei ser.
Serão as almas sinceras
Assim também, sem saber?

Ah, ante a ficção da alma
E a mentira da emoção,
Com que prazer me dá calma
Ver uma flor sem razão
Florir sem ter coração!

Mas enfim não há diferença.
Se a flor flore sem querer,
Sem querer a gente pensa.
O que nela é florescer
Em nós é ter consciência.

Depois, a nós como a ela,
Quando o Fado a faz passar,
Surgem as patas dos deuses
E a ambos nos vêm calcar.

Está bem, enquanto não vêm
Vamos florir ou pensar.



(3-4-1931)
Poesias Inéditas (1930-1935). Fernando Pessoa. Ática.

CHARGES DE CAPAS MEMORÁVEIS - Parte 8: "Gastronomia".

 Chegamos então à OITAVA parte desta série de CAPAS MEMORÁVEIS, comemorando os 23 anos da Revista CARTUM. 

O tema da vez agora é a GASTRONOMIA. Geralmente as capas gastronômicas são estreladas pelo sempre faminto GORDO. Peraí que o meu estômago até roncou e vou preparar um sanduiche...


A primeira capa de natureza alimentar foi a Cartilha CARTUM, sobre ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL, publicada em abril de 2003.

Em seguida vieram os Catálogos CARTUM de Gastronomia. 
No primeiro, de maio de 2004, nosso volumoso amigo estica os braços pra alcançar a comida, movido por um apetite descomunal.



No Catálogo do ano seguinte, em fevereiro de 2005, o Gordo mostrou que tem preferências maiores para assistir do que um simples jogo da seleção.


O terceiro e último Catálogo publicado saiu em maio de 2006, hipnotizando o espaguete do Gordo com sua flauta hindu.


A primeira capa gastronômica da Revista CARTUM apareceu em março de 2005, trazendo um espirro desastrado.


Na edição 18 (setembro de 2005), o Gordo demonstrou quais são os pontos turísticos da sua preferência.


Mais tarde, em maio de 2014, o Pafuncio e a Iolanda descobriram um bom método para prevenir formigas no piquenique.


Na CARTUM 88 (julho de 2014) o cozinheiro Gordo apresenta uma maneira nada convencional de eliminar moscas nos pratos dos clientes.

 Na edição nº 119, de março de 2018, o Pafúncio tenta localizar o seu pedaço de bolo.

 Como sobremesa, vamos servir a capa da edição 151, de setembro de 2021:


Boa digestão a todos!!

Em breve, estaremos postando a Nona parte da Série CAPAS MEMORÁVEIS, lembrando das capas com inspirações Natalinas.

Para ver as  CAPAS MEMORÁVEIS - 

Parte 1: "Pintura Realista", acesse: 

Parte 7: "Futebol", acesse: 

https://revistascartum.blogspot.com/2024/09/charges-de-capas-memoraveis-parte-7.html

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Distribuidores da Revista CARTUM INTERATIVA nº 179

Segue a LISTA de 111 DISTRIBUIDORES da Revista CARTUM INTERATIVA Nº 179 – Setembro de 2024.

Cada distribuidor de revistas recebeu quantidades que variam de 10 a 50 revistas, dependendo do fluxo de pessoas no local.

250 revistas serão entregues pessoalmente durante as vendas da próxima edição.

SANTA TEREZINHA / LIMEIRA / SANTA RITA (22 locais)

Unifebe  / Superm. Archer / Auto Mecânica Amorim / Bike Limeira / Restaur. Degustus / Eletro Mecânica Cadori / Cotton & Cotton Stop Shop / Agropec. Arno Gervasio / Papelaria Grafitti / Papelaria Primavera / FC Estamparia / Cont Renda Contabilidade / Restaurante Degustus / Panificadora Doce Sabor / Centro Sul / Sombreiro Lanches / Panificadora Sol / Embreex Equipamentos / M&G Mat. Constr. / Ratinhos Jeans FIP / Polako Motos / Farmácia Brasil Popular

 

SÃO LUIZ / STEFFEN/ SÃO PEDRO (16 locais)

Banca São Luiz  / Superm. Archer / Padaria Bartz / Restaurante Gruta / Lancheria Italiano / Izakaya Sushi Bar / Livraria Moby Dick / Restaur. Casarão Garibaldi / Sabor Zen / Conservas Ristow /Panificadora Trainotti / Biovet Clínica Vet. / Decorgesso Decorações / Gráfica D H / Magnos Car / Univer Contabilidade.

 

CENTRO I / CENTRO II  (26 locais)

Colégio Cônsul / Lojas Havan / Restaurante Schmitt / Superm. Archer /  Panificadora Zen / Restaur. Sushimiro / Rolasul Rolamentos / Corujão Lanches / Saladaria Bq / Provedor BJ Net / Beto Chaveiro / Duda Belli Bar / Despachante Baungartner / Gegê Lanches / Lanchonete Central / Livraria Saber / Tango Café / Sapataria Especial / Bruscópias / Coisas de Mamãe / Restaur. Bandeirante / Biblioteca Pública Municipal / Recepção Câmara Municipal / Cartão Ponto da Prefeitura Municipal / Restaur. Villa Zitri / Sal & Mar Pescados.

 

MALUCHE / DOM JOAQUIM (20 locais)

Big Ben Idiomas / Barni Garden Center / Auto Mecânica Turim / Recepção ACIBr / Banca Ivonete / Esquadrias Brusque / Bruscor Cordas e Cad. / Kohler Joalheria / Panificadora Sassipan / Armazém Sassi / Lapel Papelaria/ Gevaerd Calçados / Papel & Cia Papelaria / Verdureira Dom Joaquim / Drogaria Sta.Catarina / Loja Eliana / Agropec. Dom Joaquim / Bem Te Quero Prod. Naturais / Isabela Variedades / Confeitaria Pedacito.

 

AZAMBUJA / ÁGUAS CLARAS / 1º de MAIO (15 locais)

Restaurante do Nido / Panificadora Panissa / Central do Papel Papelaria / Superm. Colzani / SJ Motomarine / Loja da Ruth / Academia Altivo / Lanchonete Nsa. Sra. de Azambuja / Mecânica Paraná / 2 Superm. Archer na Águas Claras / Superm. Archer na Azambuja / Cosh Jeans / Superm. Colzani / SB Aquecedores.


 

GUARANI / RIO BRANCO / GUABIRUBA (12 locais)

Escola Gaivota / Marca Plast Embalagens / Panific. Moriá / Sorveteria Elle / Superm. Archer na Guabir. / Chocolates Tia Lice / Sírius Produtos Naturais / Panif. Conf. E Café D’Jan / Calçados Gevaerd / Ótica Moderna / Drogaria Farmais / Oma Fisher Haus.

 

ENVELOPE DE NOVEMBRO

  Já está chegando o nono e penúltimo envelopinho da alegria em 2024!! Confira o conteúdo do envelope de Novembro: 1 Exemplar da Revista CAR...