Minha especialidade são as histórias em quadrinhos, portanto, estas dicas são voltadas para gibis, mas podem também ser aplicadas a livros, revistas, jornais e tudo o mais que contenha letras.
Será que o público que NÃO LÊ NADA regularmente saberia usufruir de uma revista de histórias em quadrinhos, livro ou jornal em suas mãos?
Para que esse encontro seja a melhor experiência possível, formulei cinco dicas básicas que vão ajudar.
DICA N.º 05 – BOAS ESCOLHAS
O primeiro passo já foi dado, que é criar uma consciência de que ler é fundamental para o desenvolvimento de um ser humano, pois fornece informações que vão se acumulando na nossa memória, ampliando o nosso mundo individual, nos fazendo refletir sobre a vida em seus mais variados aspectos e acumulando conhecimentos que podem nos ajudar no futuro.
Mas e agora? Como preencher esse novo hábito?
Eu poderia deixar aqui algumas dicas quentes, de livros inesquecíveis que li no decorrer da minha vida, mas prefiro me calar e deixar essa tarefa com a sua própria intuição, amigo leitor. É ela quem dirá os caminhos que você deve trilhar, as informações que vão te servir e os autores que conseguirão te cativar.
O primeiro passo é frequentar bibliotecas e livrarias. Reserve uma parte do seu orçamento, que o investimento tem um valioso retorno. Vai ter uma capa colorida (ou não), em alguma prateleira, que vai te saltar os olhos. Agarre firme.
Permita-se transitar por gêneros literários variados e aventure-se em temas nunca explorados. Tem muita obra boa pedindo para ser lida por quem conseguir dominar os ponteiros do seu relógio, durante uma breve fração de tempo.
Procure pacientemente. Conheça novos autores, antigos ou atuais, transite pelas possibilidades, valorizando sempre o seu precioso tempo, o qual está sendo sacrificado impiedosamente, em função desse hábito. Pesquisa sobre a leitura das pessoas que você admira. Vira e mexe vão se apresentar algumas obras literárias que farão você questionar por que não começou a se interessar pela leitura mais cedo.
O importante é dar o primeiro passo: adquirir um livro e deixá-lo na mesinha de cabeceira para ler um pouquinho todas as noites, antes de dormir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário