Tudo começou no início de 2010, quando a então Secretária Municipal de Educação, Sra. Gleusa Fischer fez um comentário desafiador ao autor da revista CARTUM: "Por que você não faz um CARTUM sobre Brusque, por ocasião dos seus 150 anos?". Não precisou dizer duas vezes ... no dia seguinte eu me reuni com o professor Robson Gallassini (in memoriam), para expor a ideia da revista e, como ele já trabalhava neste assunto para outros veículos, definimos naquela mesma tarde todos os 25 temas que seriam incluídos na Revista do SESQUICENTENÁRIO, que saiu em agosto daquele ano.
A Revista do SESQUICENTENÁRIO rendeu frutos: o então prefeito de Gaspar Celso Zuchi conheceu a publicação e solicitou um material semelhante sobre o município de Gaspar. Como o Robson também dava aulas em Gaspar, facilitaram-se as pesquisas e, em 2011 vieram ao mundo 2 volumes da Revista GASPAR ONTEM.
Em seu interior, 20 capítulos da história deste município, que teve seu projeto de colonização iniciada já em 1835. Em Brusque, por exemplo, só iniciou em 1860.
... E não parou por aí. Na sequência, foi lançado o primeiro volume da revista BRUSQUE ONTEM , que trazia os 10 momentos marcantes da epopeia dos imigrantes alemães que chegaram ao Vale do Itajaí Mirim pela primeira vez.
A Revista BRUSQUE ONTEM ajuda a preencher uma lacuna pedagógica referente à completa ausência de materiais didáticos de uso prático, sobre a história local. Seguiram-se 16 volumes gloriosos, tratando de quase 200 temas históricos do município de BRUSQUE.
Também foi publicada uma edição da Revista "Brincando e Aprendendo", ensinando a História de Brusque para uma faixa etária de até 5 anos.
As histórias em quadrinhos eram protagonizadas pelo casal de imigrantes alemães FRITZ e FRIDA, os quais tinham aparições em várias décadas diferentes, sem apresentar sinais de envelhecimento, pois na verdade eles representavam (de uma maneira divertida) toda a presença germânica ao longo do tempo em Brusque.
Seus filhos eram: Franz e Herta. Seus amigos: Heinz (alemão), Giuseppe e Luigi (Italianos), Estanislau (polonês), Flecha Ligeira e Barriga Redonda (índios Xokleng).
Todos estes personagens contracenavam com as figuras históricas brusquenses como: o Barão de Schneeburg, Carl Renaux, Pedro Werner, João Bauer, Edgar Von Buettner, Padre Raulino, e tantos outros que contribuíram para que Brusque se tornasse este importante polo econômico e turístico.
No total, até agosto de 2017, foram publicadas 20 edições didáticas falando da história local ;
Se todas as revistas colocadas lado a lado, formariam um "livrão" com 520 páginas !!!
Somadas como tiragens de todas as edições, resulta em um total de 74.000 exemplares, distribuídos gratuitamente ;
Foram apresentadas ao público, neste período, 187 histórias em quadrinhos diferentes, abordando diversos temas relativos à história local em suas páginas.
Abaixo, a capa do décimo sexto e último, até aqui, volume da Revista BRUSQUE ONTEM, publicado no final de 2015.
Gratidão pelo tempo em que a Secretaria Municipal de Educação nos confiou a missão de transmitir história local através de quadrinhos. Foi um prazer imenso que nos deixa na expectativa de quando isso voltará a acontecer novamente.
Para ver a Parte VI - Quadrinhos de Brusque, acesse o link abaixo:
Para ver a Parte VII - Revista Leitor Vip, acesse o link abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário