quarta-feira, 23 de julho de 2014

Oficina de Histórias em Quadrinhos


Sou desenhista autodidata, crio revistas em quadrinhos desde a mais tenra infância e o pouco que sei, pretendo transmitir através desta OFICINA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, que é publicada na revista LEITOR VIP (exclusiva para os assinantes da CARTUM) desde 2011.
Lembrando que nenhuma habilidade aparece do nada, num passe de mágica. Bons quadrinhos são resultado de muitas horas de prática e experimentações. Todo desenhista dedicado e esforçado que sacrifica suas horas de ócio, buscando aperfeiçoar o seu traço tem chance de conquistar o seu espaço. Basta ter paciência para descobrir o seu estilo, fixar na cabeça os temas a serem explorados nos próximos trabalhos e ter a disciplina necessária para poder desenvolvê-los.
O aprendizado pode ter a velocidade de um foguete ou de uma carroça, dependendo única e exclusivamente do grau de interesse: tudo o que se pratica constantemente, se desenvolve. Quem cantar diariamente estará afinando suas cordas vocais, quem jogar futebol todos os dias terá uma melhor pontaria nos chutes, quem provar vários tipos de comida desenvolverá mais o seu paladar, enfim... é desenhando (muito) que se aprende a desenhar.

Em 2014 serão lançadas ao todo 4 edições da revista LEITOR VIP (nº 23 a 26). Neste ano, o foco da Oficina de Histórias em Quadrinhos será na elaboração dos textos para os roteiros. A Oficina que aqui é apresentada não se baseia em cursos ou sistemas de aprendizado convencionais. Apenas é esclarecida a maneira simples e eficiente como as revistas CARTUM são produzidas há mais de 13 anos de maneira ininterrupta. As dicas para desenvolver roteiros vão se dividir em 3 capítulos distintos: O “estoque de idéias”(publicado na revista Leitor Vip 23), o “desenvolvimento das idéias”(publicado na revista Leitor Vip 25) e a “distribuição do roteiro nas páginas”(que será publicado na revista Leitor Vip 26). 
Esperamos desta maneira estar incentivando novos artistas a desenvolverem o seu talento, ocupando assim o seu tempo útil com atividades sadias e produtivas. Qualquer dúvida estarei a disposição através do e-mail: revistascartum@gmail.com . Quem quiser receber a revista Leitor Vip e acompanhar esta oficina, basta fazer uma assinatura anual.

Nenhum comentário:

Museu das Histórias em Quadrinhos

  Você sabia que existe um museu dedicado aos quadrinhos na Bélgica? Descubra o fascinante mundo dos HQs no Centre Belge de la Bande Dessi...