domingo, 8 de janeiro de 2012

REVISTAS HISTÓRICAS




Quando em 2010, por ocasião do aniversário de 150 anos do município de Brusque, a Secretária de Educação Gleusa Fischer sugeriu ao cartunista Aldo que fizesse uma "revista CARTUM sobre o Sesquicentenário deste município", ninguém poderia imaginar a bela sequência de edições históricas que ali estava nascendo, fruto de um despretensioso e criativo comentário surgido naquelas frações de segundo!
A missão seria árdua: eleger os 25 eventos de maior relevância ocorridos em Brusque durante as últimas 150 translações da Terra e criar histórias em quadrinhos a respeito, mantendo o bom humor inconfundível das revistas Cartum. Tudo ficou mais fácil, com a chegada do professor Robson Gallassini que assumiu com maestria a tarefa das pesquisas. Em agosto de 2010 foi enfim lançada a Revista do SESQUICENTENÁRIO, cujas histórias estão sendo publicadas homeopaticamente em diversas edições da revista Cartum.
A revista do Sesquicentenário gerou tantos comentários positivos e animadores que estimulou a sua própria continuação, empolgando o professor Robson Gallassini, que desenvolveu um projeto para mais quatro edições intitulado Revista BRUSQUE ONTEM volumes I a IV. Só então se teve noção da grandiosidade deste empreendimento que facilitou o acesso ao conhecimento público das raízes históricas e culturais de Brusque e região.
As histórias em quadrinhos têm um bom humor dinâmico e envolvente que incentiva a sua leitura e facilita a assimilação do tema que está sendo abordado. É uma ferramenta auxiliar na preservação da história da cidade: os méritos deste trabalho são dos historiadores que preservaram a história antes de nós para que hoje pudéssemos ter o material onde pesquisar!
Esperamos que esta bem intencionada publicação permaneça transformando conhecimento histórico em diversão por muitos anos e atingindo um número cada vez maior de estudantes para poder contribuir com a construção de uma sociedade que conheça e respeite o seu passado!
Outro fruto do "descompromissado e amável" comentário da dona Gleusa foi a revista GASPAR ONTEM, também inspirada no formato da revista do Sesquicentenário, que teve 2 volumes lançados retratando fatos marcantes da história daquele município, devidamente extraídos das incansáveis pesquisas do professor Robson Gallassini e emoldurados por engraçadas histórias em quadrinhos assinadas pelo traço inconfundível do cartunista Aldo.
O que se apresentou em todas essas 7 edições históricas foi um super resumo de numerosos outros fatos com infinitos detalhes secundários, porém é o básico que todos necessitam saber e um simpático convite para os leitores que queiram procurar os bons títulos disponíveis nas livrarias e acervos a respeito da história local, aprofundar-se nela e poder proporcionar este rico conhecimento para seus filhos e netos! Boas pesquisas!!!

Nenhum comentário:

Elenco do BRUSCÃO para a Série B 2024 - Goleiros e Técnico.

  GOLEIROS Matheus Nogueira da Silva 08/08/1986,  Taboão da Serra SP Chegou em 2023. Georgemy Gonçalves 15/08/1995,  Americana SP Chegou em ...